quarta-feira, 15 de abril de 2009

Moção de Repúdio

Em março deste ano o Diretório Central dos Estudantes da UEPA e diversos Centros Acadêmicos desta universidade receberam documento da reitoria comunicando a anulação de partes das verbas de ajuda de custo a estudantes que viajam a Congressos e Encontros Acadêmicos Acadêmico-Científicos. Tal fato foi justificado pelo corte de verbas que a UEPA sofreu pelo Governo do Estado em virtude da Crise Econômica.

Tal fato demonstra que a prioridade do Governo do Estado não está nem de longe sendo a melhoria da Educação Pública, repetindo a política do Governo Lula de cortes de verbas do orçamento da Educação, foram 2 bilhões só no início deste ano para “ apertar os cintos” por causa da Crise, enquanto que para os banqueiros Lula deu 150 bilhões para se salvarem e já destinou 525 bilhões para o pagamento da divida externa.

O orçamento da Universidade do Estado do Pará já é exíguo e não possui uma vinculação própria a partir do PIB estadual, o que gera ao conjunto da UEPA uma situação de profunda precarização. No momento desta Crise, a primeira atitude da Governadora é realizar um corte de verbas na educação e desta atual reitoria de cortar nos diminutas verbas da Assistência Estudantil.

Repudiamos a atitude do Governo do Estado e da Reitoria, que vem prejudicar profundamente todos (as) as (os) estudantes desta Universidade. Exigimos que ambos voltem atrás imediatamente em suas deliberações.

Os estudantes não podem pagar por esta Crise!

Nenhum centavo a menos para educação!


Diretório Central dos Estudantes da UEPA - Gestão Mudar o Rumo dos Ventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário