Olá, estudantes!!!
As férias (tão rapidamente) acabaram e estamos agora de volta às aulas. Este semestre será bastante agitado, com diversas atividades e eventos importantes. Para começar, tivemos o dia 14 de Agosto: Dia Nacional de Luta e Mobilizações contra a Crise e em defesa dos direitos. Em Belém, os estudantes e trabalhadores foram às ruas! Em Paragominas os estudantes estão em mobilização contra a Crise, o corte de verbas e a precarização. O DCE realizará um ato pela entrega do RU e em setembro vamos ter o Congresso de Estudantes da UEPA! São esses os assuntos que serão apresentados aqui. Boa leitura!!!
Ato pela Entrega do RU!!!
No dia 20/08, quinta-feira, a partir das 8:30h o DCE da UEPA fará um Ato pela entrega do Restaurante Universitário(RU). Depois de tanto tempo... as obras já foram concluídas e os estudantes querem vê-lo funcionando! Chamamos todos os estudantes para lutarem por: Assistência Estudantil de verdade, RU Já! Pelo fim da reforma da piscina de saltos da Ed. Física; Contra o corte de 2.000 vagas no vestibular desse ano, contra o corte de 30% na verba da universidade. Nós não vamos pagar pela Crise!!! A concentração será no Hall da Reitoria(CCSE). Divulgue e venha!!!!!!!!!
Congresso de Estudantes da UEPA (CEUEPA)
Dos dias 25 a 30 de setembro ocorrerá em nossa universidade o Congresso de Estudantes da UEPA(CEUEPA). Este Congresso é o maior espaço de organização do movimento estudantil, um evento que reunindo todos os estudantes em debates sobre política, cultura, ciência, opressões, educação encaminhará medidas para nossas mobilizações e lutas. Estas são extremamente importantes diante do momento difícil pelo qual passamos em nossa universidade. Vivenciamos o descaso com nossos direito. Até hoje esperamos a entrega do Restaurante Universitário que, por não ser prioridade da reitoria, após a finalização da obra a sua entrega e funcionamento não ocorreu. Podemos citar ainda a forma equivocada e antidemocrática como a administração superior encaminhou as questões concernentes à verba de mais de 800mil reais destinados a Assistência Estudantil. A proposta do DCE, decidida em reunião aberta com os estudantes, que visava a compra de um ônibus para as viagens estudantis, reforma do alojamento do campus III e financiamento do Congresso de Estudantes da UEPA foi desconsiderada. Essas ações iriam beneficiar todos os estudantes e ao invés delas foi encaminha uma distribuição de ínfimas bolsas de auxílio. Ana Júlia e Marília jogam a crise econômica nas costas dos estudantes cortando verbas de auxílio para atividades e vagas do vestibular, ampliando as dificuldades que hoje os estudantes enfrentam para entrar na universidade.
O Congresso de Estudantes da UEPA já é um espaço muito vitorioso pela iniciativa de sua construção, pois há muitos anos- em virtude do descaso das antigas gestões do DCE- não ocorria. E ele será mais vitorioso ainda porque partirá das diversas lutas que temos a fazer e culminará em um processo amplo e democrático de debates e encaminhamentos sobre os rumos do movimento estudantil na UEPA. Já estamos no processo de construção desse evento com a formação de comissões, discussões sobre o temário e programação, participando das mobilizações pela abertura do RU e o 14 de agosto.
A próxima reunião da Comissão Organizadora será no dia 19/08, às 18:00h, no Anfiteatro. Venha você também construir esse congresso conosco, seja nas lutas, seja nas reuniões do DCE e da Comissão Organizadora! Sua presença será muito importante para que tenhamos um Congresso representativo, rico em debates, amplo e democrático.
Informações/ Dúvidas: ceuepa@gmail.com
Estudantes do núcleo da UEPA em PARAGOMINAS fazem mobilização contra a crise econômica e o corte de verbas da Universidade.
Nos últimos dias o campus da UEPA de Paragominas viveu um intenso processo de mobilização com pautas como: Contra os decretos de Ana Julia e Reitoria e a educação não deve pagar pela crise!
Os estudantes cansados de ter que conviver com a falta de acervo bibliográfico básico, de funcionários na secretaria acadêmica e na biblioteca, do laboratório de informática em funcionamento e com a intensa precarização do campus, hoje acentuada com a crise e o corte de verbas, fizeram- juntamente com o DA- intensa passagem em turma chamando para uma grande assembléia a ser construída na quinta feira, dia 13 de agosto. A assembléia, que contou com a participação de mais de 100 alunos, construiu e votou uma pauta de reivindicações e uma perspectiva de paralisação para a semana seguinte. Foi um espaço muito vitorioso no sentido de ter aprovado resoluções específicas para o conjunto do movimento que gerou repercussões na administração superior.
Houve no dia 17/08 uma reunião com a Reitoria, na qual foi exposta a pauta de reivindicação e soluções foram apresentadas. Ainda não discutimos o balanço dessa reunião com o conjunto dos estudantes, mas pontuamos que nossa mobilização não finda até que os prazos sejam cumpridos. Também estamos chamando uma jornada de paralisações e atos contra o decreto e a crise econômica, não podemos parar porque ainda nesse semestre haverá disputas decisivas para o ME da UEPA tanto a respeito do Congresso Estudantil da UEPA, que será em setembro, quanto à luta pela Meia Passagem Intermunicipal(agora se abrirá mais uma etapa de mobilização pela regulamentação e vigoramento da lei).
O DAP juntamente com DCE faz o chamado a todos os estudantes do interior a se inserirem nessa luta!
POR UMA ASSISTENCIA ESTUDANTIL CONCRTETA!
NÃO AO DECRETO DA ANA JULIA E REITORIA!
A JUVENTUDE NÃO VAI PAGAR PELA CRISE!
MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL JÁ!
DA de Paragominas
Congresso Nacional de Estudantes e a Fundação da ANEL
Nos dias 11 a 14 de junho, na UFRJ, ocorreu o Congresso Nacional de Estudantes(CNE). Marcado como um espaço amplamente democrático e representativo, contando com 1350 delegados e mais de 1800 participantes o Congresso deu um passo importante no seu propósito que foi aglutinar estudantes de todo o Brasil e organizar as lutas a nível nacional, lutas essas necessárias em um momento de crise econômica quando os ataques à juventude só se intensificam.
Entre as importantes resoluções aprovadas, como um Calendário de lutas e uma Campanha Nacional contra os ataques à Educação, o CNE aprovou uma histórica medida: a construção de uma nova entidade nacional dos estudantes, a Assembléia Nacional dos Estudantes. Livre (ANEL). Frente à falta de uma organização a nível nacional e da UNE(União Nacional dos Estudantes)para as lutas da juventude uma nova entidade nascida de um processo recente de grandes lutas e de um congresso amplo e democrático já é em si uma vitoria para os estudantes que agora possuem uma alternativa para se organizarem nacionalmente.
Na UEPA, após uma representativa participação dos estudantes e de suas entidades no CNE, com delegados eleitos após os debates nos cursos, cabe ao Movimento Estudantil a partir do DCE e dos CA’S fazer um amplo debate sobre a ANEL e o novo momento de organização, fundamental para as diversas lutas nacionais e locais em curso.
Nos dias 12 e 13 de setembro ocorrerá, na USP , a 1º Assembléia Nacional da ANEL e será fundamental a presença do Movimento Estudantil da UEPA para se juntar aos diversos lutadores e entidades do Brasil e construir as nossas futuras vitórias.
P-o-e-s-i-a
REFLEXIVO
O que não escrevi, calou-me.
O que não fiz, partiu-me.
O que não senti, doeu-se.
O que não vivi, morreu-se.
O que adiei, adeus-se.
Affonso Romano de Sant’Anna
Contatos do DCE UEPA
Email: dceuepa@gmail.com
Telefone: (91) 32549797
Lista de Discussão: me_uepa@yahoogrupos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário