sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Reunião da Reitoria com os Estudantes e Entidades Estudantis

A Reitoria da UEPA vai ter que explicar aos estudantes o motivo do Decreto que cortou verbas da Universidade, o Corte de 2.000 vagas no Vestibular e o que impede que o RU seja finalmente entregue.

Como encaminhamos na Reunião pós- Ato pela Entrega do RU a Reitoria explicará todas essas questões na Reunião que fará com as entidades estudantis e estudantes no dia 09/09/09, quarta-feira, às 16:00h, no Auditório do CONSUN.

É importante que todos participem e exijam clareza e defendam o seu direito à Educação pública, gratuita e de qualidade!

No dia 22 de Agosto, o DCE UEPA realizou um Ato Pela Entrega do RU. O Ato foi muito vitorioso!!!

A construção do RU foi uma conquista da Ocupação da Reitoria da UEPA que realizamos em abril do ano passado. Era para ser entregue em maio e a reitoria pediu mais 40 dias. Em junho a obra foi finalizada, mas seu funcionamento ficou previsto pela Reitoria para o primeiro semestre de 2010. A justificativa é de que não foi pensado um projeto de planejamento e funcionamento, simplesmente o construíram. O prazo é inaceitável!

Uma semana antes do Ato começamos a fazer intensas passagens em turma mobilizando os estudantes, distribuindo o Boletim do DCE que também fazia o chamado para o Ato. No dia, desde cedo começamos a chamar os estudantes com uma caixa de som e conseguimos congregar muitos estudantes com a passagem de um abaixo-assinado.

O Ato foi expressivo e lá decidimos por formar uma Comissão de Estudantes(com representantes dos diversos cursos+ DCE) que fosse recebida imediatamente pela Reitoria.

Na reunião apresentamos a nossa Pauta:
- Contra o decreto do Governo Ana Júlia que cortou 30% das verbas da universidade;
- Pela entrega do RU já!;
- Contra o corte de 2.000 vagas no vestibular;
- Pelo fim da reforma da piscina de saltos da Educação Física;

E ficou definido, principalmente, que:
- A Administração Superior dará explicações aos estudantes sobre o decreto e corte no número de vagas em reunião, que ocorrerá na próxima terça, com as representações estudantis e aberta a todos os estudantes.

- Foi montada uma Comissão no CONSUN para pensar o funcionamento do RU. Nela há um representante do DCE que apresentará a nossa proposta de projeto(de um RU subsidiado, gratuito-como é na UFRA- e com a contratação de funcionários). Quanto mais cedo a comissão apresentar um projeto no CONSUN menor tempo levará para que o RU seja aberto. Estabelecemos que até novembro o RU deve estar funcionando.

Esse Ato fez parte do processo de mobilizações que estamos vivenciando. Com o decreto ocorreram demissões, redução do tempo de funcionamento das bibliotecas e setores, obras paralizaram e o processo de sucateamento se acentuou. A situação ficou insustentável também no Interior(a UEPA que é umas das Universidades mais interiorizadas do Brasil possui 14 núcleos no interior) que fez paralização em quatro núcleos, nos quais os estudandes lideram fortes manifestações.


Somente os estudantes mobilizados e em luta conquistam vitórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário