quarta-feira, 7 de outubro de 2009

NADA SERÁ COMO ANTES!! DCE UEPA construindo a Assembléia Nacional dos Estudantes - Livre!!!
Na última semana (de 23 a 27 de setembro) ocorreu o V CEUEPA (Congresso de Estudantes da Universidade do Estado do Pará). Este fórum não ocorria acerda de 5 anos, devido às antigas direções burocratizadas que estiveram dirigindo o DCE. Contudo, desde o ano passado, a esquerda lutadora tomou esta entidade das mãos da pelegada da UNE, e com muito esforço garantiu a mínima rearticulação do DCE e a realização do Congresso Estudantil!

Foi um Congresso muito vitorioso que, sem financiamento da Reitoria e contra todos os ataques diários da UJS/UNE, foi construido e legitimado pelos estudantes. Muitos desses estudantes foram delegados/as no CNE(Congresso Nacional de Estudantes, ocorrido em junho passado na UFRJ) participaram da construção e, inclusive, apresentaram uma tese que defendia a ANEL. O CEUEPA foi fortemente impulsionado pelas lutas estudantis que vêm ocorrendo na UEPA. Atualmente, o Movimento Estudantil da UEPA está mobilizado para barrar o "decreto da Cri$e" (31.405) da Governadora Ana Júlia (PT/PA). Tal decreto prevê contingenciamento de verbas das áreas sociais, apoiado na justificativa de que a crise econômica obrigou o Estado a enxugar os gastos. E como 98% das verbas da UEPA advém do Tesouro do Estado o Decreto gerou cortes, paralisação de obras e aprofundou o processo de precarização e sucateamento da Universidade. Houve também corte de 20% nas vagas no Vestibular. Os estudantes em resposta a tudo isso participaram do Ato pela Entrega do RU(em agosto), do Dia de Mobilização e realizaram mobilizações e greves que varreram os núcleos do Interior.

O Congresso contou com diversos espaços de discussões, apresentação de teses, painéis(Cultura, Meio ambiente, Opressões), GD'S, Mesas e encaminhou diversas resoluções (que seguem em anexo), bem como um Plano de Lutas para que o ME da UEPA siga avançando em suas mobilizações e conquistas! Uma das principais resoluções perpassa pela elaboração de um projeto de expansão qualificada para UEPA, uma vez que a reitoria vem sinalizando a aplicação de plenos de expansão via UAB (Universidade Aberta do Brasil), que na prática significa Ensino à Distância.
O ME de conjunto teve 2 vitórias centrais neste CEUEPA: a 1ª do ponto de vista organizativo: pois os estudantes reformularam o antigo estatuto burocrático do DCE. Agora, o DCE UEPA possui um estatuto mais democrático, atualizado para responder às novas necessidades e realidade do ME e da UEPA e reivindica como seus princípios, os mesmos que foram apresentados e defendidos no CNE, para q norteassem a Nova Entidade; e lutaremos para manter o DCE com o "Rumo dos Ventos" soprando à esquerda e do lado das lutas!
A 2ª e mais expressiva foi do ponto de vista político: o DCE UEPA está construindo a ANEL e a CONLUTAS!! É a primeira entidade estudantil a nível nacional a aprovar a ANEL em seu congresso de base! Isso deve servir de orgulho para todos nós q estamos apostando na construção da Nova entidade! Também deve servir de exemplo para os próximos fóruns do ME que virão!

Os/as estudantes da UEPA gritaram fortemente ao término da Plenária Final: NADA SERÁ COMO ANTES! COM A ASSEMBLEIA NACIONAL DOS ESTUDANTES!! LIVRE!

E agora, uma nova batalha se inicia: o DCE entrou em processo eleitoral, onde provavelmente terão 2 chapas: uma da esquerda unificada e outra da pelegada da UNE (a "nova" direita!) com a "direita das antigas". As eleições estão preveistas para 2ª quinzena de Novembro. Então, desde já, solicitamos o apoio político (e financeiro! =]) de todas as entidades do país!

Esperamos q todos/as divulguem esta importante vitória! E como nós, se orgulhem bastante de estarem (re)escrevendo a História!

Nenhum comentário:

Postar um comentário