quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nota ZERO pro ENADE: Por uma avaliação de verdade!

Por mais uma vez os estudantes universitários a nível nacional serão submetidos ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) aqui no Estado os cursos que irão fazer o ENADE serão os da área de saúde e agrárias no próximo dia 21/11. Mas será que todos sabem que bicho é esse? Certamente a maioria dos estudantes deve estar se perguntando o que é o ENADE e que benefícios ele traz.
O ENADE faz parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) que é o marco inicial do processo de reforma universitária atual e vem no mesmo sentido da privatização da educação. Neste contexto a universidade fica exposta à promiscuidade no que se refere a sua autonomia e financiamento, servindo como justificativa para aprofundar a inserção do capital privado nas universidades.
Será que o PROVÃO melhorou a qualidade dos cursos, ou serviu só pra legitimar faculdades e cursos de má qualidade? O ENADE segue os mesmos princípios do antigo PROVÃO, permanecendo a obrigatoriedade, o caráter punitivo, a premiação, o ranking de estudantes e universidades e a falta de conexão do conteúdo da prova com a realidade e a especificidade de cada curso, região e universidade. O MEC mudou o nome da prova, mas a proposta é a mesma. Paliativa e injusta, ela desresponsabiliza a instituição pela qualidade do ensino, e jogar todo o peso da precarização nas costas do estudante.
Para este ano de 2010 o conjunto das entidades do Estado (DCE’s, CA’s , entidades e coletivos estudantis) estão organizando um COMITÊ ESTADUAL DE BOICOTE AO ENADE, para organizar a campanha de boicote unificado. Este comitê tem por objetivo fazer discussões e formações entre as entidades e promover debates nos cursos e nas universidades que representam.
Entre em contato com o seu Centro Acadêmico ou DCE e participe da Plenária Estadual do boicote ao ENADE dia 27/10 no CCBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário