segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Monitoria: o que está por trás da proposta da reitoria



No dia 06/11, durante o VI FORPEEXP, a reitoria convocou o II Fórum de Monitoria de nossa Universidade, que tinha como objetivo principal reformular a resolução 1348/2006, a fim de “melhorar” o deficitário sistema de monitoria da UEPA. Contudo, tal fórum foi construído de forma bastante débil, pois o debate não foi amplamente realizado no conjunto da comunidade acadêmica. Não foram realizados os fóruns nos centros CCSE e CCNT, sendo realizado no CCBS apenas nos cursos de fisioterapia, de enfermagem e educação física de forma débil, e muito menos nos interiores, e nenhuma das categorias (docentes, discentes e tec. administrativos) foi suficientemente mobilizada para contribuir neste debate. A realidade é que a reitoria tocou esta discussão de forma atropelada, com a realização de espaços de discussão com pouca representatividade, provavelmente objetivado impor sua posição sobre a alteração da resolução, a qual pretendia aumentar a carga horária sem aumentar o valor da bolsa de monitoria.
As vésperas do Fórum, em 05/11, às 18h, o DCE organizou uma reunião com os Centros Acadêmicos (CA’s) para discutir uma proposta, na qual, 13 entidades participaram (CAENF, CATO, CAFISIO, CAM, CACIR, CAMAT, CACIN, CAPE, CALEM, CATA, CAEP, CAEA e DA de Paragominas), sendo encaminhado um documento, cujo conteúdo exigia que o debate fosse amplamente realizado e o tema melhor estudado antes de qualquer alteração na resolução. Já no Fórum, nosso documento foi lido e combatido pela reitoria, que por várias vezes tentou encerrar o debate e legitimar suas alterações. Mas nosso tensionamento fez com que eles recuassem e pactuamos que nada seria decidido ali, e que a proposta construída naquele fórum deveria ser enviada para todos os Ca’s e Da’s, a fim de que estes, minimamente, opinassem e contribuíssem com tema. Sendo encaminhado o seguinte calendário:
08/11: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) remeterão, via e-mail, as propostas discutidas no Fórum para Coordenações de núcleo, de Cursos e entidades estudantis; e no dia 09/11, as remeterão, via malote;
23/11: prazo final para realização das assembleias nos cursos e envio de propostas a PROGRAD para que seja feita a sistematização;
24/11: CONSUN, no qual propor-se-ia reunião extraordinária em 03/11 para tratar do tema;
30/11: assembleia para prestação de contas (PROGRAD, PROEX e representações estudantis);
03/12: CONSUN extraordinário sobre a Resolução da Monitoria, a ser por videoconferência.
Contudo, a reitoria não cumpriu sua parte de informar os CA’s e tocar o debate na base, mais uma vez cerceando o debate democrático. Isso demonstra que há uma intenção nefasta de diminuir a participação dos estudantes e deixar a cargo do CONSUN antidemocrático o poder de decidir sobre o tema. Ora, caso isso ocorra, fica fácil descobrir o resultado: passará a proposta de Magnífica!, pois a maioria dos membros deste conselho fazem parte da “panelinha” da reitoria.
Portanto, é imprescindível que estejamos organizados para barrar essa tentativa de retirada de nossos direitos, pois também reivindicamos melhorias na monitoria, que perpassa pelo aumento do numero de monitores, e que a monitoria contribua em nossa formação e não sirva pra substituir os professores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário